Folha de S. Paulo


Após posse de Trump, Casa Branca elimina versão em espanhol de site

Após a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira (20), a Casa Branca eliminou as versões em espanhol de seu website e de suas contas nas redes sociais.

A decisão indica o distanciamento da administração de Trump em relação à comunidade hispânica, que representa cerca de 18% da população dos EUA. O republicano não indicou nenhum latino para compor seu gabinete, algo inédito desde 1988.

Também foram retiradas do website da Casa Branca referências às políticas do governo federal para temas como ambiente, direitos civis e população LGBT.

Em seu lugar, foram incluídas as prioridades da nova administração em relação a assuntos como geração de energia, combate ao terrorismo, criação de empregos, investimento no Exército, valorização de agentes de segurança e a eliminação de acordos de livre comércio.

Durante a campanha eleitoral, Trump fez comentários considerados hostis à comunidade hispânica. Ele chamou imigrantes mexicanos de estupradores e criminosos e prometeu construir um muro na fronteira Sul do país.

O republicano também pretende deportar 2 milhões de estrangeiros, em sua maioria latino-americanos, que vivem ilegalmente nos EUA e têm condenação criminal.


Endereço da página:

Links no texto: