Folha de S. Paulo


Política de 'uma China' não é negociável, diz governo chinês

Evan Vucci/Associated Press
President-elect Donald Trump listens to a question as he speaks to reporters at Mar-a-Lago, Wednesday, Dec. 28, 2016, in Palm Beach, Fla. (AP Photo/Evan Vucci) ORG XMIT: FLEV153
Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O Ministério das Relações Exteriores da China informou neste domingo (15) que a política de "uma China" não é negociável.

Através de seu porta-voz, Lu Kang, o Ministério respondeu a declaração de Donald Trump dada ao "Wall Street Journal" de que "tudo está sob negociação, inclusive a 'uma China'".

"O governo da República Popular da China é o único governo legítimo representante da China", declarou Lu. "Este é um fato reconhecido pela comunidade internacional e ninguém pode mudar isso".

A política de "uma China" significa que os EUA reconhece a posição chinesa de que Taiwan é parte do país. Trump irritou os chineses ao receber uma ligação da presidente taiwanesa parabenizando-o por sua eleição.

O comunicado acrescenta ainda o pedido ao presidente eleito para que "reconheça a extrema sensibilidade da questão de Taiwan e respeite os compromissos assumidos por governos anteriores dos Estados Unidos".


Endereço da página:

Links no texto: