Folha de S. Paulo


Trump irá indicar genro para cargo na Casa Branca, diz imprensa americana

Mike Segar - 7.jun.2016/Reuters
Jared Kushner (à esq.) com sua mulher, Ivanka, durante comício de Donald Trump em junho de 2016 em Nova York
Jared Kushner (à esq.) com sua mulher, Ivanka, durante comício de Trump em junho de 2016

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, irá indicar seu genro, Jared Kushner, 35, a um posto de conselheiro da Presidência, afirmaram nesta segunda-feira (9) o jornal "The New York Times" e a rede NBC.

A indicação de Kushner já era esperada, mas não se sabe qual papel ele desempenhará na Casa Branca.

Assim como Trump, Kushner é um nome proeminente da indústria imobiliária de Nova York. Seus negócios podem representar potenciais conflitos de interesse, como o bilionário acordo com o grupo chinês Anbang para remodelar um edifício da Quinta Avenida.

Kushner pode ser enquadrado na lei antinepotismo de 1967 —sancionada após John Kennedy indicar o irmão para ser seu procurador-geral.

O anúncio oficial do cargo de Kushner é esperado para os próximos dias, segundo duas fontes próximas da equipe de transição do presidente eleito.

De acordo com o "New York Times", Kushner trabalha com sua equipe de advogados para estudar como se distanciar dos seus negócios para assumir um cargo na Casa Branca.

Editoria de Arte/Folhapress

Kushner emergiu ainda durante a campanha eleitoral como uma das principais vozes no staff do republicano, especialmente nas áreas de estratégia e financiamento.

Sua empresa, as Organizações Kushner, é uma das maiores do ramo imobiliário em Nova York e é dona do portal "New York Observer".

O empresário se casou com Ivanka em 2009. O casal tem três filhos.

EM FAMÍLIA

Para críticos, Trump alimenta tanto nepotismo quanto conflito de interesses ao incorporar a prole à sua equipe de transição e, agora, em sua administração.

Donald Jr., 39, o primogênito do presidente eleito, foi decisivo na seleção do deputado Ryan Zinke (Montana), com quem compartilha o amor à caça, para o Departamento do Interior.

Já Eric, 33, segundo filho, juntou-se ao pai em ao menos uma reunião com Mitt Romney, quando o ex-presidenciável ainda estava no páreo para ser secretário de Estado —posto que lhe foi negado em parte porque suas visões de mundo divergiam muito com as de Trump, mas também porque Romney se recusou a pedir desculpas públicas por ter chamado o empresário de "fraude" na campanha.

Ivanka, 35, a filha mais velha, também deve ter papel de destaque na futura gestão. Ela estava presente, por exemplo, quando o pai recebeu o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe —isso enquanto Ivanka negociava licenciar sua marca de roupas para uma empresa japonesa.


Endereço da página:

Links no texto: