Folha de S. Paulo


Casa Branca responsabiliza Putin por ciberataque nas eleições dos EUA

A Casa Branca responsabilizou diretamente o presidente russo, Vladimir Putin, pelos ciberataques que interferiram nas eleições presidenciais americanas, elevando a tensão entre as duas maiores potências atômicas do mundo.

"Não acho que estas coisas ocorram no governo russo sem que Vladimir Putin saiba", afirmou nesta quinta-feira (15) Ben Rhodes, o conselheiro de Segurança Nacional do presidente Barack Obama, ao canal de TV MSNBC.

"Tudo o que sabemos sobre como a Rússia funciona e até que ponto Putin controla o governo sugere que, quando falamos de um ciberataque com estas características, estamos falando das mais altas esferas do governo", afirmou Rhodes.

"Em última instância, Vladimir Putin é responsável pelas ações do governo russo", destacou o assessor do presidente.

Natalia Kolesnikova - 1º.dez.2016/AFP
O presidente russo, Vladimir Putin, discursa no Parlamento em Moscou
O presidente russo, Vladimir Putin, discursa no Parlamento em Moscou

A CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) concluiu em um relatório secreto revelado na semana passada pelo jornal "The Washington Post" que a Rússia interveio com ciberataques na campanha eleitoral americana, com o fim preciso de ajudar o republicano Donald Trump a vencer.

Trump voltou a insinuar nesta quinta-feira que a Casa Branca tem intenções partidárias ao responsabilizar a Rússia pelos ataques de hackers contra sua adversária nas eleições, a democrata Hillary Clinton.

"Se a Rússia ou outra entidade realizavam ataques informáticos, por que a Casa Branca esperou tanto tempo para reagir? Porque acabaram de se queixar após a derrota de Hillary Clinton", escreveu em uma rede social.

A acusação já tinha sido rechaçada nesta quinta por Moscou. "Os absurdos não se baseiam em nenhum fundamento", declarou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.


Endereço da página:

Links no texto: