Folha de S. Paulo


Trump escolhe deputado favorável ao carvão como secretário do Interior

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (15) a nomeação de Ryan Zinke, deputado republicano pelo Estado de Montana, como seu futuro secretário do Interior.

Ex-comandante dos SEALs, grupo de elite da Marinha, Zinke será responsável pelo manejo das terras da Federação, incluindo parques nacionais, como Yellowstone, na região das Montanhas Rochosas, e Yosemite, na Califórnia.

Kena Betancur/AFP
O deputado Ryan Zinke chega para reunião com o presidente eleito Donald Trump na segunda-feira (12)
O deputado Ryan Zinke chega para reunião com o presidente eleito Donald Trump na segunda-feira (12)

O novo secretário ainda precisa ser aprovado pelo Senado, que tem maioria republicana. Como parlamentar, ele é um dos principais defensores do fim do bloqueio à extração de carvão em terras do governo, proibida até 2019.

Zinke também apresentou um projeto de lei para expandir a restituição de impostos para usinas termoelétricas que usem carvão e compensam suas emissões de dióxido de carbono no ambiente, apoiada pelo setor carvoeiro.

Com a indicação do deputado, Trump apresenta mais uma evidência de que pretende mudar a política americana em relação às mudanças climáticas, de modo a aumentar o crescimento econômico e industrial.

Antes de Zinke, o presidente eleito havia indicado o executivo-chefe da petroleira Exxon Mobil, Rex Tillerson, para o Departamento de Estado e o advogado Scott Pruitt, cético do aquecimento global, para a agência ambiental.

Na terça (13), ele chamou o ex-governador do Texas Rick Perry, partidário do aumento da exploração de petróleo e também negacionista das mudanças climáticas.


Endereço da página:

Links no texto: