Folha de S. Paulo


Em Cuba, Lula diz que Fidel foi o 'maior homem do século 20'

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva compareceu, na noite deste sábado (3), à cerimônia realizada em homenagem a Fidel Castro em Santiago de Cuba. Com ele estava a também ex-presidente Dilma Rousseff.

Os dois se sentaram, no evento, ao lado do atual comandante cubano, Raúl Castro. A cerimônia marcou o fim da Caravana da Liberdade, que, desde o último dia 30, está atravessando a ilha caribenha em um cortejo fúnebre com as cinzas de Fidel.

A caravana percorreu cerca de 900 km desde Havana, no sentido contrário ao da marcha revolucionária que levou o líder comunista ao poder, em janeiro de 1959. Neste domingo (4), em Santiago de Cuba, será realizado o funeral de Fidel, morto no fim de semana passado, aos 90 anos.

Lula e Dilma falaram à mídia estatal cubana quando chegaram à cidade, junto com o presidente boliviano Evo Morales.

"Fazia mais de 30 anos que éramos amigos, desde antes de eu ser presidente", disse o petista. "Fazia muitos meses que eu queria vir a Cuba e ver Fidel, mas não foi possível. Quando soube da notícia, a maneira que encontrei de expressar meus pêsames foi escrever na parede 'Viva Fidel'."

"Estou triste, porque se foi o maior homem homem do século 20", completou o ex-presidente brasileiro.

Ainda segundo a mídia cubana, Dilma também se disse amiga de Fidel. "Creio que ele deu muito de sua capacidade de luta, foi um grande amigo nosso. Seu exemplo será eterno para a América Latina, nesse momento de dor, principalmente para o Brasil", afirmou a petista.


Endereço da página:

Links no texto: