Folha de S. Paulo


Trump volta atrás e fará reunião com jornalistas do 'New York Times'

Evan Vucci/Associated Press
O presidente eleito Donal Trump fala em Nova York um dia depois da vitória
O presidente eleito Donal Trump fala em Nova York um dia depois da vitória

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, voltou atrás e deve se encontrar ainda nesta terça-feira (22) com representantes do jornal "New York Times".

O político havia cancelado abruptamente reunião por meio de uma série de mensagens na rede social Twitter, em que também reclamava da cobertura do jornal.

No entanto, a porta-voz de Trump, Hope Hicks, disse posteriormente que a reunião estava mantida.

Trump havia solicitado a reunião com executivos da publicação e também concordara em se reunir com repórteres e colunistas. No Twitter, porém, Trump afirmou na manhã desta terça que os "termos e condições" do encontro foram alterados no último minuto –alegação que o "Times" rechaça.

Trump

O movimento ilustra o relacionamento complicado do presidente eleito com órgãos de imprensa. Num dos tweets, o magnata escreveu que "talvez uma nova reunião possa ser marcada com o @nytimes. Enquanto isso, eles continuam a me cobrir de forma imprecisa e com um tom desagradável!"

trump

Uma notícia estampada na primeira página no "New York Times" nesta terça-feira questionou se os negócios de Trump desafiarão uma disposição da Constituição dos EUA que impede os detentores de cargos públicos de aceitar certos presentes e lucros de governos estrangeiros.

O jornal norte-americano também já fez diversas reportagens sobre os inúmeros conflitos de interesse que a administração Trump pode ter.

Uma porta-voz do "Times" disse que o jornal soube do cancelamento da entrevista pelos tweets de Trump. Segundo a porta-voz Eileen Murphy, Trump tentou mudar as condições do encontro na segunda, pedindo que ele não fosse registrado, mas o jornal se recusou.

Ela disse depois que o dois lados concordaram com uma reunião privada pequena e uma maior, com registros, envolvendo repórteres e colunistas.


Endereço da página: