Folha de S. Paulo


Obama diz 'torcer' pelo sucesso de Donald Trump em liderar os EUA

Em seu primeiro pronunciamento depois da vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama disse nesta quarta (9) que está torcendo pelo sucesso dele em unir o país, após uma das campanhas mais polarizadas da história do país.

Obama contou ter falado por telefone com Trump de madrugada, pouco depois da confirmação da vitória do bilionário na corrida presidencial, e o convidou para ir à Casa Branca nesta quinta (10) para falar da transição.

"Estamos todos torcendo pelo seu sucesso em unir e liderar o país. A transição pacífica de poder é uma das marcas de nossa democracia. E pelos próximos meses, nós vamos mostrar isso ao mundo", disse Obama no jardim da Casa Branca, tendo ao lado o vice-presidente, Joe Biden.

O presidente disse que se sentiu "encorajado" ao ouvir o discurso da vitória de Trump, em que o republicano pregou união, e que espera que ele mantenha "esse espírito" durante a transição e em seu governo.

"Temos que lembrar que somos um só time. Esta é uma escaramuça intramuros. Não somos primeiro democratas ou republicanos. Somos primeiro americanos e patriotas", afirmou, no discurso de quase dez minutos em que tentou passar uma imagem descontraída e confiante.

A menos de três meses de deixar a Presidência, Obama disse ter instruído seus assessores a fazer o possível para garantir uma "transição suave", da mesma forma que ocorreu quando ele sucedeu o republicano George W. Bush, em 2009.

"Não é segredo que o presidente eleito e eu temos diferenças bem significativas", afirmou Obama, lembrando que também tinha divergências com Bush, mas que a equipe do ex-presidente "não poderia ter sido mais elegante e profissional" para que a transição funcionasse e ele pudesse ter boas condições de trabalho ao assumir o cargo.

Obama disse ter conversado de madrugada também com a candidata democrata derrotada, Hillary Clinton, para quem ele fez intensa campanha ao longo dos últimos meses.

"Eu não poderia estar mais orgulhoso dela. Ela teve uma vida pública extraordinária", afirmou o presidente, como se resumisse uma carreira política que se encerra. "Muitos americanos a tem como modelo. Sua candidatura foi histórica e envia uma mensagem a nossas filhas em todo o país de que elas podem alcançar os mais altos níveis da política".

O presidente também tentou acalmar os que ficaram revoltados com o resultado da eleição dizendo que "o sol continuará nascendo toda manhã".

"A trajetória desta nação nunca foi uma linha reta. Fizemos ziguezagues, e às vezes nos movemos de modos que algumas pessoas pensam que é para frente e outros que acham que estamos indo para trás", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: