Folha de S. Paulo


Morre aos 88 anos o ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle

Miguel Rojo - 1º.mar.2000/AFP
O ex-presidente uruguaio Jorge Batlle e sua mulher, Mercedes, na sacada do palácio presidencial em Montevidéu, em foto de 2000
O ex-presidente uruguaio Jorge Batlle e sua mulher, Mercedes, em foto de 2000

Morreu nesta segunda-feira (24), aos 88 anos, o ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle (2000-2005).

Ele estava internado havia dez dias depois de uma queda que provocou um traumatismo craniano, informou o hospital.

Herdeiro de uma dinastia política que marcou a história do país, Jorge era filho de Luis Batlle Berres, presidente entre 1947 e 1951.

Nascido em 25 de outubro de 1927 e advogado de formação, Batlle chegou à Presidência uruguaia em março de 2000, em sua quinta tentativa como candidato do Partido Colorado (centro-direita).

Em seu mandato, Batlle enfrentou a pior crise financeira da história recente uruguaia, com disparada do dólar e descrédito dos bancos, depois da crise econômica argentina de 2001.

A crise marcou seu governo, o último de um partido tradicional no Uruguai. Batlle terminou o mandato com apenas 5% de aprovação, em março de 2005, quando transferiu a Presidência ao primeiro governo de esquerda, liderado por Tabaré Vázquez (Frente Ampla), atual presidente uruguaio.

CONDOLÊNCIAS

O presidente Michel Temer emitiu uma nota de condolências.

"Recebi com grande tristeza a notícia do falecimento do ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle. Minhas sinceras condolências à família do ex-presidente, ao povo e ao governo uruguaio", diz o texto.


Endereço da página: