Folha de S. Paulo


Trump diz que vai processar mulheres que o acusaram de assédio

Jonathan Ernst - 22.out.2016/Reuters
Donald Trump fala em evento em Gettysburg, na Pensilvânia
Donald Trump fala em evento em Gettysburg, na Pensilvânia

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (22) que, depois das eleições, vai processar todas as mulheres que o acusaram de assédio sexual e outros comportamentos inadequados.

Ele afirmou que as acusações foram orquestradas pela campanha da sua rival democrata Hillary Clinton. "Todas elas serão processadas quando as eleições terminarem. Não vejo a hora de fazer isso", disse Trump. "Todas essas mulheres mentiram quando apareceram para prejudicar a minha campanha."

Dez mulheres já acusaram Trump de assédio sexual desde que foi revelado um vídeo de 2005 no qual o republicano faz comentários beijar e agarrar mulheres à força.

A ameaça chamou a atenção no evento de campanha do republicano na cidade de Gettysburg, na Pensilvânia, na qual ele divulgou seus planos para seus cem primeiros dias como presidente.

Na lista de tarefas elencadas por Trump estão o congelamento da contratação de servidores federais, uma acusação formal contra a China pela forma como manipula sua moeda, a criação de "ao menos 25 milhões de empregos em uma década", a contenção da imigração ilegal, a imposição de limites aos mandatos parlamentares, a renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, em inglês) e a revogaçãoda reforma de saúde feita pelo presidente Barack Obama, entre outros pontos.

Disse também que cancelará "bilhões em pagamentos aos programas da ONU para mudança climática" e que usará essa economia "para reparar a infraestrutura ambiental e de água".

O candidato republicano prometeu mudar o "sistema quebrado" do governo americano. "Vamos limpar o lamaçal que é Washington", afirmou o bilionário.

Ele também reafirmou sua crença de que as eleições estão sendo "manipuladas contra ele" e insistiu que Hillary não deveria poder ser candidata devido à polêmica sobre o uso pela democrata de um sistema de emails particular quando era secretária de Estado.

Trump reclamou ainda de que a mídia "corrupta" inventa histórias contra ele.

VOTAÇÃO

Mais de 4,4 milhões de votos já foram registrados, já que muitos Estados permitem a votação antecipada ou pelos correios. Dados da agência Associated Press indicam que Hillary parece estar ganhando força na Carolina do Norte e na Flórida, além de ter vantagem no Arizona e no Colorado.

Já Trump parece estar indo bem em Ohio, Iowa e Geórgia. Mas ele deve ter dificuldades em vencer se não ganhar de Hillary na Flórida e Carolina do Norte.


Endereço da página:

Links no texto: