Folha de S. Paulo


Após adiamento por causa de furacão, Haiti terá eleições em 20 de novembro

O Conselho Eleitoral Provisório do Haiti anunciou nesta sexta-feira (14) que as eleições presidenciais e legislativas do país serão realizadas em 20 de novembro. Além disso, informou que o segundo turno ocorrerá em 29 de janeiro de 2017.

O pleito foi adiado várias vezes, e voltou a ter a data suspensa após a passagem do furacão Matthew, que causou destruição e gerou uma crise humanitária no país.

O presidente do conselho eleitoral, Leopold Berlanger, afirmou que é importante não excluir grandes setores da população atingidos pela tempestade para garantir a legitimidade de candidatos vencedores.

Os haitianos deviam ter ido às urnas no domingo passado (9), mas a votação foi adiada devido à devastação provocada pelo furacão Matthew, que deixou centenas de mortos e provocou uma nova crise humanitária em um país já devastado pelo terremoto de 2010.

A primeira rodada das eleições, realizada em 2015, foi anulada em meio a violentos protestos nas ruas e a denúncias de fraude maciça, deixando o país mais pobre das América em um limbo político desde então.

O Matthew matou pelo menos mil haitianos, de acordo com uma contagem da Reuters com números fornecidos por prefeitos, e deixou mais de 175 mil pessoas desabrigadas.


Endereço da página:

Links no texto: