Folha de S. Paulo


Ataques a bomba deixam ao menos 2 mortos e 12 feridos em Hama, na Síria

Ao menos duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas nesta segunda-feira (3) após dois atentados com homens-bomba em Hama, no oeste da Síria, informou a Sana —agência estatal de notícias. A autoria dos ataques foi reivindicada pela facção terrorista Estado Islâmico (EI)

Quarta maior cidade do país e controlada inteiramente pelas forças do ditador Bashar al-Assad, Hama não é um alvo frequente de atentados e bombardeios, diferentemente de outras localidades nessa região, como Homs e Idlib, e de Aleppo, no norte.

De acordo com a Sana, um homem-bomba detonou os explosivos na praça Al-Assi, no centro da cidade. A segunda explosão ocorreu quinze minutos depois. Um dos fotógrafos da agência ficou ferido enquanto trabalhava na cobertura dos ataques, mas passa bem.

A agência de notícia Aamaq, ligada ao EI, disse que as explosões ocorreram perto de uma delegacia e da sede do partido Baath, que governa a Síria.

Os atentados desta segunda coincidem com o avanço de grupos rebeldes opositores de Assad na província onde está localizada Hama.

Desde o início da guerra civil síria, em 2011, a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos estima que 301 mil pessoas foram mortas.


Endereço da página:

Links no texto: