Folha de S. Paulo


Irã diz ter feito drone de ataque com base em modelo americano capturado

A Guarda Revolucionária do Irã construiu um novo drone de ataque similar ao modelo de aeronave não tripulada dos Estados Unidos capturada em 2011, informou neste sábado (1º) a agência de notícias semioficial Tasnim.

O drone Saegheh foi construído, segundo a agência, pela divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária e é similar ao drone de espionagem americano RQ-170 Sentinel. A agência não deu detalhes sobre o alcance da aeronave.

A aeronave americana foi capturada pelo Irã em dezembro de 2011, quando entrou em seu espaço aéreo para realizar, de acordo com a imprensa americana, uma missão de espionagem das instalações nucleares do país.

Teerã afirma ter conseguido assumir o controle deste aparelho ultrassofisticado para forçá-lo a pousar no deserto, onde foi recuperado quase intacto, enquanto Washington diz tê-lo perdido como resultado de uma pane mecânica.

O RQ-170 Sentinel é um drone de observação de longo alcance, cuja existência foi revelada em 2010 pela Força Aérea dos Estados Unidos.

Em 2014, a televisão estatal iraniana exibiu imagens do voo de um dispositivo apresentado como uma réplica do drone americano. À época, as autoridades iranianas disseram que a cópia nacional era "mais leve, mais rápida" e consumia menos combustível do que a original.

O Irã desenvolveu nos últimos anos um grande programa de mísseis balísticos e outro para a produção de diferentes tipos de drones, incluindo aparelhos de ataque. O primeiro avião não tripulado produzido pelo Irã foi revelado em agosto de 2010.

O anúncio chega mais de um ano depois do acordo histórico assinado pelo Irã com potências mundiais para limitar seu programa nuclear, em troca do fim das sanções econômicas ao país.


Endereço da página:

Links no texto: