Folha de S. Paulo


Vagão passou acelerando, diz sobrevivente de acidente nos EUA

Era por volta de 8h45 (9h45 de Brasília), hora do rush desta quinta-feira (29), quando um barulho que testemunhas compararam ao de "unhas no quadro negro" irrompeu no centenário terminal de Hoboken (Nova Jersey). Em seguida, o estrondo.

Ganhando velocidade em vez de desacelerar, o trem de número 1.614, na última de suas 17 paradas daquela viagem, descarrilou, atropelou barreiras de concreto implantadas para prevenir desastres do tipo e só parou ao bater numa parede, já na estação.

Parte do teto colapsou, e canos com água da chuva de mais cedo jorraram numa cena de catástrofe. Com parte da fiação exposta após a colisão, feridos e equipes de resgate temiam ser eletrocutados no meio do caminho.

O acidente deixou uma pessoa morta, a advogada brasileira Fabíola Bittar de Kroon, 34, e outros 108 feridos.

Vizinha a Nova York, Hoboken tem uma vista privilegiada para a ilha de Manhattan. Por seu terminal, um dos mais movimentados da região e onde Thomas Edison (1847-1931) estreou um pioneiro carro elétrico 86 anos atrás, passam cerca de 50 mil pessoas por dia.

Muitos dos que presenciaram a cena, num primeiro instante, temeram um novo ataque terrorista. Em agosto, várias bombas foram plantadas no Estado e em Nova York, sem provocarem nenhuma morte. Nada, por ora, indica uma ação deliberada, disse o governador de Nova Jersey, Chris Christie.

"O trem passava como se a estação não existisse", disse o operador ferroviário William Blaine. Ele estava numa loja da rede Dunkin' Donuts, olhando o menu, quando escutou "cabum!", conta.

"Saí correndo e quase tropecei no corpo de uma mulher. Ao menos ela parecia morta. Um lado do rosto estava machucado, ela não respirava. Isso me aborreceu um pouco", diz Blaine.

No principal hospital da região, uma cena que parecia "aquelas coisas que a gente vê na Síria", como descreveu o músico Carl Yong, 23, que procurava a irmã —depois descobriu que ela não estava no trem. A cafeteria virou centro de triagem —os casos mais comuns eram os ortopédicos, com muitas fraturas expostas. "Vi um osso saltando da perna de uma menina que, por um segundo, achei que fosse minha irmã."

Pancho Bernasconi/Getty Images/AFP
HOBOKEN, NJ - SEPTEMBER 29: Passengers rush to safety after a NJ Transit train crashed in to the platform at the Hoboken Terminal September 29, 2016 in Hoboken, New Jersey. Pancho Bernasconi/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Passageiros correm para lugar seguro após acidente no terminal de Hoboken, nesta quinta (29)

GRÁVIDA SOBREVIVENTE

Grávida de cinco meses, Alexis Valle, 24, ia para o trabalho em Wall Street, como tantos moradores de Nova Jersey que batem o ponto diariamente em Nova York.

Parte da estrutura do trem caiu nela. Para não prejudicar o bebê, preferiu tomar quatro pontos na cabeça sem qualquer medicamento.

Valle conta que se sentiu tonta e foi passada por ao menos duas pessoas, numa corrente humana, até um lugar de segurança.

INVESTIGAÇÃO

Uma das vítimas em estado crítico, o condutor, pode ser a chave para decifrar a causa do acidente —se erro humano, mecânico ou fator externo.

Com apenas 5 km² (pouco mais que três parques do Ibirapuera) e 50 mil habitantes, Hoboken teve acidente similar em 2011, no Dia das Mães, com 34 feridos.

Nesse caso, a perícia detectou "falha do operador em controlar a velocidade do trem ao entrar na estação".

O novo acidente reavivou antigas questões sobre a segurança da malha ferroviária local. A política de corte de gastos, por exemplo, vem inviabilizando a cobrança por dois condutores na cabine, caso algo aconteça com um deles —como um mal súbito.

Em anonimato, operadores da NJ Transit, que cuida do trecho, disseram ao site "North Jersey" que o sistema em Hoboken é obsoleto.

Em outros terminais, como a nova-iorquina Penn Station, se o condutor não reduzir a velocidade por qualquer motivo, freios de emergência são automaticamente acionados. Esse controle externo inexiste em Hoboken.


Endereço da página:

Links no texto: