Folha de S. Paulo


Obama, Clintons e príncipe Charles estarão presentes no funeral de Peres

Ronen Zvulun/Reuters
Guardas da Presidência de Israel abaixam bandeiras do país em respeito à morte de Shimon Peres
Guardas da Presidência de Israel abaixam bandeiras do país em respeito à morte de Shimon Peres

Em meio ao luto pela morte do líder Shimon Peres, o governo israelense começou os preparativos para o funeral do ex-presidente, que será realizado na sexta-feira (30), em Jerusalém.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, são esperados na cerimônia o presidente americano, Barack Obama; o ex-presidente Bill Clinton e sua mulher, Hillary; o príncipe britânico Charles; o presidente francês, François Hollande; o premiê canadense, Justin Trudeau, entre outras autoridades.

Será a maior reunião de líderes mundiais em Israel desde o funeral de Yitzhak Rabin, morto em 1995 por um fanático judeu. Rabin havia recebido com Peres o Nobel da Paz no ano anterior.

O governo informou que o corpo de Peres será velado no Knesset, o Parlamento israelense, nesta quinta-feira (29), a fim de que o povo preste suas últimas homenagens. O funeral será realizado no Monte Herzl, o cemitério nacional, em Jerusalém.

Yona Bartal, uma antiga assistente do ex-presidente, afirmou que os preparativos estão de acordo com a vontade de Peres.


Endereço da página:

Links no texto: