Folha de S. Paulo


Peres acreditava em redes sociais para manter contato com jovens

Em seu tuíte mais recente, datado em 7 de agosto, o ex-presidente de Israel Shimon Peres escreveu: "Nesta semana completei 93 anos, e me pareceu a idade certa para entrar no Snapchat".

Ele publicou sua foto, sorridente, dentro do fantasminha que é símbolo da rede social de compartilhamento instantâneo de imagens.

O acidente vascular cerebral que Peres sofreu no dia 13 de setembro, porém, não lhe deixou muito tempo para explorar a ferramenta digital —outras entre tantas com que ele vinha se comunicando.

Em diversas ocasiões, ele insistiu na necessidade de manter-se em contato com os jovens de seu país, e afirmou que as gerações mais velhas tinham que se adaptar aos avanços tecnológicos.

Peres publicou 1.683 tuítes desde novembro de 2011, quando entrou no Twitter. Ele tinha 60 mil seguidores.

Sua trajetória digital, marcada pela leveza de seu humor, contrastava com a seriedade do cargo que ocupou. O ex-presidente publicou, nos últimos anos, uma série de vídeos rindo de si mesmo, viralizados no país.

Em 2013, Peres protagonizou um vídeo da canção "Be My Friend, Share Peace" (seja meu amigo, compartilhe a paz). Em um trecho, ele posava ao lado do jogador brasileiro Ronaldo. Em outro, manuseava um "tablet".

Em 2014, quando deixou a Presidência, ele apareceu em uma gravação procurando emprego. Depois, trabalhando em diversas funções, como frentista em um posto.

Como segurança, ele perguntava a um homem se estava armado. Ótimo que não esteja, pois o intelecto é a maior arma do homem, dizia.

Por fim, Peres saltava de um avião dizendo que "o futuro pertence àqueles que ousam". Ele pousava, penteava o cabelo e saía caminhando.


Endereço da página:

Links no texto: