Folha de S. Paulo


Atirador mata ao menos cinco pessoas em ataque a shopping nos EUA

Um homem armado matou ao menos cinco pessoas na noite desta sexta-feira (23) durante um tiroteio em um shopping em Burlington (a 105 km de Seattle), no noroeste dos Estados Unidos.

As vítimas são quatro mulheres, que morreram na sexta, e um homem, que foi levado ao hospital mas não resistiu aos ferimentos. Sua morte foi anunciada na manhã de sábado (24).

Testemunhas revelaram à rádio local KOMO News que o homem entrou caminhando no shopping e abriu fogo ao chegar na loja de departamentos Macy's. A polícia está analisando as gravações das câmeras de segurança do shopping, que mostrariam o suspeito carregando um fuzil.

O sargento Mark Francis, porta-voz da polícia local, disse que o atirador fugiu antes da polícia chegar. Francis descreveu o suspeito pelo tiroteio no shopping Cascade como um "hispânico vestido de preto".

"Este foi um ato sem sentido. Foi o mundo batendo à nossa porta e entrando em nossa pequena comunidade", afirmou o prefeito da cidade, Steve Sexton. Com pouco mais de 8.000 habitantes, Burlington está localizada próxima à fronteira dos EUA com o Canadá.

O alerta à polícia foi dado às 18h58 (horário local, 21h58 em Brasília), informou o agente Rick Johnson à rede CNN. O shopping foi evacuado e o serviço de emergência médica foi chamado ao local para atender os feridos.

Após o ataque, o suspeito foi visto caminhando em direção à estrada interestadual, pouco antes da chegada da polícia, declarou Francis, acrescentando que o homem é "procurado ativamente" em uma vasta operação de captura que prosseguiu neste sábado.

A razão do ataque ainda não foi esclarecida, mas o FBI (polícia federal americana) informou que não há suspeita de terrorismo.


Endereço da página:

Links no texto: