Folha de S. Paulo


Rival de Trump nas prévias, Ted Cruz recua e anuncia voto no empresário

Dois meses após discursar na convenção republicana e ser vaiado ao não pedir voto para o candidato do partido, Donald Trump, o senador ultraconservador Ted Cruz disse nesta sexta-feira (23) que irá votar no empresário.

"Depois de muitos meses de consideração profunda, orações e uma busca em minha consciência, eu decidi que no dia da eleição eu votarei no candidato republicano, Donald Trump", escreveu Cruz.

Timothy A. Clary/AFP
O senador republicano Ted Cruz discursa na convenção do partido, em julho; à época, ele não pediu voto em Trump
O senador republicano Ted Cruz discursa na convenção do partido, em julho, e não pede voto em Trump

O senador já chamou o bilionário de Nova York de "mentiroso patológico" e "completamente amoral". "Donald irá trair seus eleitores em todos os temas", afirmou o senador evangélico em maio, quando se retirou da disputa pela indicação republicana.

Na convenção republicana, em julho, Cruz pediu aos correligionários que votassem "de acordo com sua consciência", sem mencionar o nome de Trump, consagrado candidato no evento.

Ele explicou sua mudança de posição em um post no Facebook.

"Primeiro, no ano passado, prometi apoiar o indicado republicano. E eu pretendo manter minha palavra", escreveu Cruz. "Segundo, mesmo que eu tenha tido discordâncias significativas com nosso indicado, de todas as formas Hillary Clinton é totalmente inaceitável. É por isso que eu sempre fui #HillaryJamais."

Pesquisas realizadas após a convenção mostraram que a popularidade de Cruz diminuiu, tanto nacionalmente como em seu Estado, o Texas. Seus eleitores passaram a pressioná-lo para que declarasse voto em Trump a fim de evitar a vitória de Hillary.

Foi esse o tom do texto que Cruz publicou em seu Facebook nesta sexta.

"Hillary Clinton é manifestamente inadequada para ser presidente, e suas políticas irão prejudicar milhões de americanos. Donald Trump é a única coisa que está em seu caminho."

Jim Young/Reuters
Donald Trump (centro) e Ted Cruz (à dir.) em debate dos pré-candidatos do Partido Republicano, em março
Donald Trump (centro) e Ted Cruz (à dir.) em debate dos pré-candidatos republicanos, em março

Cruz terminou as primárias republicanas em segundo lugar. Durante a disputa, o senador protagonizou diversos embates com Trump.

Em um dos debates, por exemplo, os dois se engalfinharam numa discussão que envolveu até ofensas às suas mulheres, Heidi Cruz e a ex-modelo Melania Trump.

Em nota divulgada nesta sexta, Trump agradeceu o apoio do antigo adversário. "Eu estou muito honrado pelo apoio do senador Cruz. Nós lutamos a batalha e ele foi um duro e brilhante oponente. Eu estou ansioso em trabalhar com ele por muitos anos para fazer a América grande de novo."

O anúncio de Ted Cruz ocorre em um momento de acirramento da corrida presidencial, com Hillary perdendo pontos e Trump ultrapassando a democrata em dois Estados-chave para a disputa, Flórida e Ohio.


Endereço da página:

Links no texto: