Folha de S. Paulo


Homem é baleado em protesto nos EUA após mortes de negros por polícia

Adam Rhew/Reuters
Policiais e manifestantes entram em confronto em Charlotte, no Estado americano da Carolina do Norte
Policiais e manifestantes entram em confronto em Charlotte, no Estado americano da Carolina do Norte

Um manifestante foi baleado nesta quarta-feira (21) durante protestos que tomaram as cidades americanas de Charlotte (Carolina do Norte) e Tulsa (Oklahoma), após homens negros serem mortos por policiais nos últimos dias.

A Prefeitura de Charlotte havia anunciado inicialmente que o homem havia morrido, mas voltou atrás e afirma agora que ele está em estado crítico. As autoridades afirmam ainda que o manifestante foi baleado durante um tiroteio entre civis, e que a polícia não esteve envolvida no caso.

Mais cedo, as autoridades tinham informado que doze policiais ficaram feridos nos protestos da madrugada. Segundo a imprensa local, vários civis também ficaram feridos.

Na cidade da Carolina do Norte, com cartazes com a frase "Vidas negras importam" e gritos de "Sem justiça não há paz", os manifestantes protestavam contra o assassinato de Keith Lamont Scott, morto por um policial. Ele tinha 43 anos.

De acordo com uma emissora de TV, a polícia procurava um suspeito quando agentes viram Keith Lamont Scott, que não era a pessoa procurada, dentro de um veículo estacionado na área de um complexo de edifícios.

Os agentes afirmaram que Scott tinha uma arma de fogo e que sentiram ameaçados. Um policial abriu fogo e matou o homem.

A família de Scott, no entanto, afirmou que a vítima não carregava nenhuma pistola, e sim um livro, quando foi morto, enquanto esperava seu filho chegar da escola.

A polícia diz que recolheu uma arma no local da morte e que está entrevistando testemunhas e analisando um vídeo do incidente.

De acordo com a imprensa, o policial responsável pela morte, Brentley Vinson, foi suspenso de suas funções.

Vídeo mostra Terence Crutcher baleado pela polícia

A prefeita da cidade, Jennifer Roberts, pediu calma à população. "A comunidade merece respostas e acontecerá uma investigação profunda", disse. "Vou entrar em contato com os líderes da comunidade para trabalharmos juntos."

OKLAHOMA

Em Tulsa, centenas se manifestaram na frente da sede da polícia pedindo a demissão de Betty Shelby, a policial que matou a tiros Terence Crutcher, 40, na sexta-feira (16).

Nick Oxford - 20.set.2016/Reuters
Protesto em frente à sede da polícia em Tulsa, Oklahoma
Protesto em frente à sede da polícia em Tulsa, Oklahoma

Vídeos feitos por câmeras no carro e no helicóptero da polícia mostram o confronto. No vídeo, Crutcher aparece com as mãos para cima enquanto policiais apontam armas para ele. Os policiais se aproximam e não é possível ver se, no momento em que é baleado, ele tem algo nas mãos.

A policial diz que Crutcher não seguiu instruções e parecia estar tentando pegar um revólver no carro.

A família diz que ele estava com as mãos para cima e não ameaçava os policiais. O caso está sob investigação.

Na semana passada, em Columbus, Ohio, um garoto negro de 13 anos que segurava uma arma de brinquedo foi morto pela polícia. O caso também é investigado pelas autoridades.


Endereço da página:

Links no texto: