Folha de S. Paulo


Presidente iraniano faz escala em Cuba e se encontra com Fidel e Raúl Castro

O presidente iraniano, Hasan Rowhani se encontrou nesta segunda-feira com o ditador cubano, Raúl Castro, e com seu irmão, Fidel, em Havana, em uma escala da Venezuela para Nova York, onde participará da Assembleia Geral da ONU.

O regime não revelou onde foi o encontro de Rowhani e Fidel, mas foram divulgadas fotos dos dois sorrindo na casa do cubano.

Um comunicado oficial disse que os dois discutiram a importância da produção de alimentos e as ameaças à paz mundial.

O encontro com Raúl foi separado.

Rowhani desembarcou em Havana às 13h locais (14h, horário de Brasília), segundo a imprensa local.

Na semana passada, o iraniano havia anunciado que faria uma visita de 24 horas a um "país amigo e revolucionário", antes de seguir viagem para Nova York.

"Para nós, a paz e a não ingerência nos assuntos internos dos outros países, sua soberania nacional, a consulta e a coordenação sobre os problemas do mundo em desenvolvimento e do mundo inteiro são importantes", afirmou o presidente iraniano.

A visita de Rowhani foi precedida, há um mês, pela de seu chanceler, Mohammad Javad Zarif. Em Havana, Zarif disse se tratar de um "momento oportuno" para iniciar "um novo caminho" entre os dois países.

Teerã e Havana devem assinar uma série de acordos de cooperação, inclusive de energia, em um momento em que Cuba enfrenta sérios problemas, devido a uma queda considerável no fornecimento de petróleo venezuelano.

Em agosto passado, Zarif mencionou a possibilidade de estreitar a cooperação em indústria, energia e tecnologia científica.

Vinculados principalmente por divergências comuns com Washington, ambos os países mantêm posições complementares nas organizações internacionais. Enquanto Teerã condena o embargo dos Estados Unidos contra Cuba, Havana apoia o direito do Irã a desenvolver seu programa nuclear com fins pacíficos.


Endereço da página: