Folha de S. Paulo


Partido de Putin caminha para vitória esmagadora em eleição parlamentar

Com 93% das urnas apuradas, o partido do presidente russo, Vladimir Putin, caminha para uma vitória esmagadora nas eleições para o Parlamento da Rússia, realizadas neste domingo (18).

O Rússia Unida, fundado por Putin há 16 anos, aparecia com 76% dos votos, o que lhe dá 343 das 450 cadeiras no Parlamento e fortalece a candidatura de Putin a um quarto mandato nas eleições de 2018.

Alexei Druzhinin/AFP
O premiê russo, Dmitry Medvedev (à esq.) e o presidente Vladimir Putin falam na sede do Rússia Unida
O premiê russo, Dmitry Medvedev (à esq.) e o presidente Vladimir Putin falam na sede do Rússia Unida

O crescimento da legenda é significativo desde a última eleição, em 2011, quando havia conquistado 238 assentos. Com a nova margem, o partido poderá mudar a Constituição do país.

Ao contrário do que Putin desejava, porém, o comparecimento às urnas foi menor: 48%, ante 60% há cinco anos, sugerindo uma possível apatia entre os russos.

O presidente já havia declarado a vitória do partido no domingo à noite após pesquisas de boca de urna.

"Nós podemos dizer com certeza que o partido atingiu um resultado muito bom, ele venceu", afirmou Putin na sede do Rússia Unida, em discurso junto ao premiê e líder do partido, Dmitri Medvedev.

Em um distante segundo lugar, o Partido Comunista obteve 42 cadeiras no Parlamento; o populista LDPR (Partido Liberal-Democrata da Rússia) ficou em terceiro, com 41 assentos; e o Apenas Rússia (centro-esquerda) em quarto, com 21 lugares.

Todos esses três partidos tendem a votar com o Rússia Unida em temas sensíveis no Parlamento e evitam críticas diretas a Putin.


Endereço da página:

Links no texto: