Folha de S. Paulo


Putin declara vitória de seu partido em eleições parlamentares

Grigory Dukor/Associated Press
Presidente russo, Vladimir Putin, vota nas eleições parlamentares do país
Presidente russo, Vladimir Putin, vota nas eleições parlamentares do país

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou, em discurso a correligionários feito antes do resultado final, que o seu partido, o Rússia Unida, venceu as eleições parlamentares deste domingo (18). Podemos dizer com certeza que o partido ganhou, disse, junto ao líder da sigla e também premiê, Dmitri Medvedev.

Com 60% das urnas apuradas, o Rússia Unida tinha 53,8% dos votos na eleição parlamentar, segundo a Comissão Eleitoral. O partido nacionalista LDPR possuía
13,7% dos votos. Os comunistas estavam em terceiro, com 13,9%, seguidos do Rússia Justa, em quarto.

A participação popular, porém, foi muito baixa: apenas 47,8% dos eleitores votaram.

Falando de uma forte desaceleração da economia russa, Putin afirmou: "a situação não é fácil, as pessoas sentem isso, e elas querem e esperam que a situação política seja estável."

Partidos liberais de oposição, único grupo abertamente crítico a Putin, não conseguiram superar a barreira dos 5% necessária para ter representação partidária, mostrou a boca de urna. Alguns dos candidatos dessas legendas ainda podem chegar ao Parlamento por meio de eleições localizadas.

A eleição parlamentar deste ano tem sido vista como um ensaio para a esperada candidatura de Putin à Presidência em 2018.


Endereço da página: