Folha de S. Paulo


Jimmy Fallon vira centro de polêmica ao bagunçar cabelo de Trump na TV

Pela primeira vez na atual campanha presidencial, as controvertidas declarações de Donald Trump não foram o que mais chamou a atenção numa entrevista do bilionário candidato republicano.

Convidado do programa "Tonight Show" nesta quinta-feira (15), Trump teve o cabelo bagunçado por Jimmy Fallon, que comanda a atração, gerando um dos momentos mais inusitados de uma campanha nada convencional.

O gesto causou polêmica —mas desta vez quem está no alvo das críticas é o comediante Fallon, por ter supostamente ajudado a "humanizar" a imagem do bilionário.

Andrew Lipovsky/AFP
Jimmy Fallon bagunça o cabelo de Trump em programa que foi ar na noite de quinta-feira (15)
Jimmy Fallon bagunça o cabelo de Trump em programa que foi ar na noite de quinta-feira (15)

Há tempos o penteado de Trump é motivo de curiosidade e galhofa entre o público e a imprensa dos EUA, além de ser um prato cheio para humoristas. Nos últimos anos houve intermináveis especulações e piadas sobre o tema.

Alvo constante de Fallon, o bilionário apareceu no programa do comediante sem a agressividade que costuma mostrar em seus comícios e não foi pressionado pelo apresentador.

Poucos esperavam perguntas duras de Fallon, conhecido pelo estilo amigável. Mas a brincadeira com que terminou a entrevista foi demais para os críticos de Trump.

"Na próxima vez que nos encontrarmos você poderá ser o presidente dos EUA, então eu queria saber se há algo que podemos fazer que não é presidenciável", disse o comediante. "Posso bagunçar o seu cabelo? Serei gentil."

Hesitante, Trump concordou e o Fallon passou a mão em sua cabeça por quatro segundos. A plateia veio abaixo, mas não o cabelo de Trump, que tentava colocar o topete de volta com um sorriso envergonhado, sob aplausos.

A cena provocou uma torrente de reações nas redes sociais e na imprensa. Para a revista "GQ" foi um momento "constrangedor", equivalente a "assistir a um ditador sendo 'divertido' numa TV estatal".

"Uma das razões da ascensão de Trump tem sido a eficaz fusão entre o entretenimento e a indústria das campanhas eleitorais. Fallon acelerou esse processo", disse a revista política "The Atlantic".

A bagunçada de Fallon, porém, não resolveu o mistério capilar do bilionário. Uma reportagem de 2015 do site de mídia Gawker dizia que o cabelo de Trump é fruto de um tratamento de entrelaçamento de US$ 60 mil e é feito por uma única clínica no mundo, a Ivari Intenational, com sede na Trump Tower. Na época, a clínica contestou a maior parte da reportagem.

A rival de Trump, a democrata Hillary Clinton, foi a convidada de Fallon no programa da noite desta sexta (16).


Endereço da página: