Folha de S. Paulo


Incêndio em fábrica no Bangladesh deixa ao menos 23 mortos

A. M. Ahad/Associated Press
Bombeiros tentam controlar o fogo; ao menos 23 pessoas morreram no incidente
Bombeiros tentam controlar o fogo; ao menos 23 pessoas morreram no incidente

Um incêndio em uma fábrica de embalagens de cigarros e comida, no Bangladesh, matou ao menos 23 pessoas, de acordo com serviços de emergência e o governo local.

A contagem pode aumentar, já que as autoridades não conseguiram confirmar o número de pessoas que podem estar dentro da instalação.

O incidente aconteceu na manhã de sábado (10), horário local —ainda noite de sexta (9), no Brasil. As chamas atingiram uma instalação da empresa Tampaco Foils Ltd., cujo site lista marcas internacionais como a Nestlé e a British American Tobacco entre seus clientes. O edifício fica na zona industrial de Tongi, a cerca de 20km da capital, Daca.

"Não podemos confirmar se há pessoas lá dentro, mas nossa prioridade é resgatá-las, se estiverem lá", disse Mohammad Akhtaruzzaman, um bombeiro que está no local, para a agência de notícias Reuters. Ele afirma que as chamas estão, agora, sob controle.

Uma grande explosão causou as labaredas, que se espalharam rapidamente devido a produtos químicos inflamáveis que eram armazenados no local, informa a agência de notícias Associated Press.

Pelo menos seis feridos, dos 14 que estão sendo tratados devido a queimaduras no hospital da Universidade de Medicina de Daca, estão em condição crítica, afirma Mohammed Bacchu Mia, um oficial de polícia que está no centro de tratamento.

A segurança na indústria é uma grande preocupação no país asiático, que tem milhares de fábricas de embalagens e vestuário que fornecem produtos para multinacionais como Wal-Mart e H&M. Em 2013, um complexo comercial perto da capital, que sediava cinco fábricas de roupas, desabou e deixou 1.135 mortos.


Endereço da página:

Links no texto: