Folha de S. Paulo


Mundo tem 50 milhões de crianças deslocadas por violência, diz Unicef

Ao menos 50 milhões de crianças vivem "deslocadas" no mundo após abandonarem seus lares em consequência de guerras, violência e perseguições, informou nesta quarta-feira (7) o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

No final de 2015, ao menos 31 milhões de crianças viviam refugiadas no exterior e 17 milhões estavam deslocadas em seus próprios países.

"As imagens indeléveis das crianças vítimas —o pequeno corpo de Alan Kurdi encontrado em uma praia ou o olhar perdido no rosto ensanguentado de Omran Daqneesh, sentado em uma ambulância após a destruição de sua casa— sacudiram o mundo inteiro", diz Anthony Lake, diretor-geral do Unicef.

"Cada foto, cada menina ou menino simbolizam milhões de crianças em perigo e necessitamos que a compaixão que sentimos pelas vítimas que podemos ver se traduza em uma ação a favor de todas as crianças."

Do total de 50 milhões de crianças "deslocadas", uma avaliação do Unicef indica que 28 milhões foram expulsas de suas casas por conflitos e têm uma necessidade urgente de ajuda humanitária e de acesso aos serviços essenciais.

Outras 20 milhões de crianças deixaram suas casas devido à extrema pobreza ou diante da violência de grupos criminosos.

"Muitos correm o risco de serem maltratados ou detidos, diante da falta de documentos ou de um estatuto jurídico preciso", destaca o Unicef.

O braço da ONU para a infância observa ainda que as crianças representam uma parte "desproporcional e crescente" das pessoas que buscam refúgio fora de seu país de nascimento: são quase a metade dos refugiados para um terço da população mundial.

Em 2015, em torno de 45% das crianças refugiadas sob a proteção da ONU eram originários da Síria e do Afeganistão.


Endereço da página:

Links no texto: