Folha de S. Paulo


Coreia do Norte lança três mísseis balísticos no mar do Japão

Lee Jin-man/Associated Press
Sul-coreanos assistem a reportagem na TV sobre o lançamento de um míssil da Coreia do Norte nesta segunda
Sul-coreanos assistem a reportagem sobre o lançamento de mísseis da Coreia do Norte nesta segunda

A Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira (5) três mísseis balísticos a partir de sua costa leste, anunciou o governo sul-coreano.

O teste acontece duas semanas depois de Pyongyang disparar um míssil balístico a partir de um submarino.

Os três mísseis foram lançados à 0h de Brasília, de Hwangju, na região oeste do país, e caíram no mar do Japão, informou uma fonte do ministério da Defesa de Seul.

O governo dos Estados Unidos condenou o lançamento dos mísseis.

"Os perigosos lançamentos de mísseis de hoje na Coreia do Norte representam ameaças para a aviação civil e o comércio marítimo na região", disse uma fonte do governo americano em Hangzhou, cidade que recebe a reunião do G-20.

A mesma fonte destacou que Washington tentará reforçar a "determinação internacional" para que a Coreia do Norte "preste contas por suas ações de provocação".

A Coreia do Norte está proibida, por resoluções da ONU, de utilizar qualquer tecnologia de mísseis balísticos, mas este ano o país já realizou quase 20 disparos e um teste nuclear, em janeiro.

No dia 24 de agosto o país realizou o lançamento de um projétil SLBM a partir de um submarino. O armamento percorreu quase 500 km no sentido do Japão, o que demonstra que o país está avançando na corrida armamentista.


Endereço da página: