Folha de S. Paulo


Alemanha espera receber 300 mil refugiados até o fim de 2016

A Alemanha espera receber este ano até 300 mil solicitantes de asilo em seu território, informou neste domingo o Escritório Federal para os Migrantes e Refugiados (BAMF), ou seja, menos de um terço do total dos demandantes de asilo que chegaram em 2015.

"Nós nos preparamos para a chegada de entre 250 mil e 300 mil solicitantes de asilo este ano", declarou o presidente do BAMF, Frank-Juergen Weise, em uma entrevista ao jornal "Bild am Sonntag".

"Podemos assegurar serviços ótimos para até 300 mil. Se chegarem mais pessoas, estaremos sobre pressão e passaremos a uma situação de crise. Em qualquer caso, não viveremos as condições que conhecemos no ano passado", completou.

Em 2015, em torno de 1,1 milhão de refugiados chegaram aos países da União Europeia (UE), um recorde absoluto, submetendo a administração encarregada das solicitações de asilo a uma forte pressão e colocando em prova a chanceler Angela Merkel e seu governo de coalizão.

O fechamento da rota dos Bálcãs e a assinatura de um controverso acordo entre a União Europeia e a Turquia em março, destinado a frear a travessia de pessoas desde a costa turca até as ilhas gregas —principais portas de entrada na UE—, conduziram à diminuição das chegadas de refugiados procedentes do Oriente Médio e do Afeganistão.

O BAMF realizou avanços em matéria de registro de solicitações de asilo, segundo Frank-Juergen Weise, mas, provavelmente, não conseguirá examinar os 530 mil casos pendentes antes do final do ano.

A integração dos migrantes autorizados a ficar no país ao mercado de trabalho será um processo "complicado e custoso", segundo o funcionário, que, contudo, mostrou-se otimista em relação às perspectivas a longo prazo.

"Podemos fazê-lo", declarou. "Finalmente, conseguimos gerenciar muito bem o que ia mal no início desta crise [há um ano]. E a economia da Alemanha vai tão bem que, graças a Deus, poderemos assumir isto", completou.

Contudo, a opinião pública continua dividida a respeito da política migratória de Merkel. A chanceler, que abriu as fronteiras aos migrantes no início de setembro passado, endureceu desde então sua política, mas considera que a Alemanha é capaz de integrar as centenas de milhares de recém-chegados.


Endereço da página:

Links no texto: