Folha de S. Paulo


Ex-ministro da Economia de Hollande será candidato à presidência da França

Arnaud Montebourg, ex-ministro da Economia, anunciou neste domingo (21) que concorrerá à Presidência da França no ano que vem. Em 2012, quando também foi candidato ao cargo, ele ficou em terceiro lugar, com 17% dos votos.

Montebourg fez parte do governo de François Hollande de 2012 a 2014, quando foi demitido durante uma crise de popularidade do presidente. Na época, ele fez declarações públicas contra as políticas econômicas do governo.

Philippe Desmazes/AFP
Arnaud Montebourg, ex-ministro da Economia, lança sua candidatura à presidência da França
Arnaud Montebourg, ex-ministro da Economia, lança sua candidatura à presidência da França

"Eu não deveria estar aqui propondo uma alternativa porque foi isso que fizemos há quatro anos", disse Montebourg a repórteres. "Mas esses quatro anos foram desperdiçados. Como a maioria dos franceses, acho impossível apoiar o atual presidente. Lanço hoje minha candidatura."

Montebourg disse que, caso eleito, trabalhará para reverter o aumento de impostos dos últimos cinco anos, lutar contra a globalização e reestruturar a União Europeia. Segundo ele, o bloco "praticamente virou um negócio falido."

Outros dois ex-ministros do governo Hollande também anunciaram a candidatura à presidência: Benoît Hamon, da Educação, que deixou o governo junto com Montebourg, e Cécile Duflot, da Habitação.

Hollande deve revelar se tentará a reeleição até o fim do ano.


Endereço da página:

Links no texto: