Folha de S. Paulo


Morre irmão mais velho do menino sírio que virou símbolo de Aleppo

O irmão mais velho do menino sírio cuja imagem mobilizou as pessoas ao redor do mundo morreu em Aleppo de ferimentos sofridos no mesmo incidente, afirmaram um monitor de guerra e uma testemunha.

Ali Daqneesh, 10, foi ferido no ataque aéreo de quarta-feira (17), de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo baseado no Reino Unido, e uma testemunha que estava presente no momento da morte, juntamente com o pai dos meninos.

Ele sofreu uma hemorragia interna e danos em alguns órgãos, médicos disseram à testemunha.

Seu irmão mais novo, Omran Daqneesh, 5, foi filmado dentro de uma ambulância depois de ser retirado dos escombros, com uma expressão de incompreensão em seu rosto encoberto de pó e sangue.

Reuters
A still image taken on August 18, 2016 from a video posted on social media said to be shot in Aleppo on August 17, 2016, shows a boy with bloodied face sitting in an ambulance, after an airstrike, Syria. Social Media ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVE. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THIS IMAGE. TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: SCR01
Imagem mostra Omran, 5, após ser resgatado em Aleppo, na Síria

O vídeo e imagens de Omran rodaram o mundo esta semana, com montagens do garoto entre os presidentes americano, Barack Obama, e russo, Vladimir Putin, com críticas à atuação dos países na guerra síria.

Desde uma ofensiva dos insurgentes no mês passado, aeronaves russas e sírias intensificaram bombardeios na parte de Aleppo controlada por rebeldes. Segundo o observatório, batalhas e bombardeios dentro e ao redor da cidade mataram 448 civis somente este mês.

Os rebeldes, apoiados por parte da comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, têm lutado contra o ditador Bashar al-Assad desde 2011, que por sua vez é apoiado por Rússia e Irã. Os russos começaram os os bombardeios em setembro passado.


Endereço da página:

Links no texto: