Folha de S. Paulo


Inundações no sul dos EUA deixam ao menos 6 mortos e 10 mil desabrigados

Pelo menos seis pessoas morreram e mais de 10 mil estão desabrigadas no Estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, onde as chuvas torrenciais provocaram grandes inundações durante o fim de semana. Mais de 20 mil precisaram ser resgatadas em meio às enchentes.

Segundo um representante do governo do Estado, duas pessoas morreram em Baton Rouge, duas em Santa Helena e outras duas em Tangipahoa.

Mesmo com o fim das chuvas na região de Lafayette, o nível da água continua elevado.

O presidente Barack Obama declarou estado de catástrofe natural, o que permite conceder fundos federais de emergência para financiar a ajuda às vítimas.

As chuvas torrenciais começaram na sexta, com precipitações que alcançaram entre 15 e 25 cm em algumas localidades.

Durante todo o domingo, equipes de emergência fizeram o resgate de dezenas de moradores da região afetada.

De cima, as casas no sudoeste de Louisiana pareciam pequenas ilhas, cercadas por campos alagados. As ruas viraram piscinas intransitáveis e centros comerciais foram inundados.

Carros abandonados foram empurrados para as laterais das estradas e móveis e brinquedos de crianças boiavam nos alagamentos. E em muitos lugares a água ainda estava subindo.

O governador de Louisiana, John Bel Edwards, pediu à pessoas que não deixem suas casas, mesmo com a melhora do tempo. "Esse é um caso sério, e está em andamento. Ainda não acabou", disse o governador.


Endereço da página:

Links no texto: