Folha de S. Paulo


Sobrinho do ex-presidente Bush cria racha na família ao apoiar Trump

Joy Lewis/AP Photo/The Abilene Reporter-News
George P. Bush,candidate for Texas Land Commissioner, gives his speech during a campaign rally Tuesday, Oct. 14, 2014 at Hardin-Simmons University. (AP Photo/The Abilene Reporter-News, Joy Lewis) ORG XMIT: TXABI104 *** FOTO EM ARTE E NÃO INDEXADA ***
George P. Bush, filho do ex-pré-candidato Jeb Bush, durante comício na Universidade Hardin-Simmons

George Bush está com Donald Trump, mas não é o que você está pensando. Os ex-presidentes George H. W. Bush, o pai, e George W. Bush, o filho, marcaram posição contra o candidato republicano e faltaram à convenção do próprio partido. Nada, por ora, indica uma trégua.

Outro George, contudo, está disposto a dar um voto de confiança no presidenciável republicano. Representante da nova geração do clã texano, George P. Bush é filho de Jeb Bush, ex-governador da Flórida que já foi considerado o candidato preferido da cúpula do partido e acabou derrotado por Trump nas prévias partidárias.

"Para o 'time Bush', [Trump] é uma pílula amarga de engolir. Mas sabe o quê? Você ajuda o homem que venceu e garante que conseguiremos deter Hillary Clinton", afirmou no fim de semana para republicanos de seu Estado, segundo o jornal "Texas Tribune".

O empresário já atacou a família de seu novo aliado em várias ocasiões. Em fevereiro, acusou George W. Bush de mentir sobre a existência de armas de destruição de massa no Iraque e definiu a guerra no país, iniciada pelo ex-presidente após os ataques de 11 de Setembro, como "um grande erro".

Conhecido por apelidar desafetos, Trump criou um para o irmão do ex-presidente que, segundo analistas, ajudou a afundar sua pré-candidatura: Jeb Baixa Energia. "Digamos, isto é impossível de imaginar: Jeb Baixa Energia vira presidente", disse em janeiro, num comício no Estado de Vermont.

"Olá, sou Jeb", continuou de forma cabisbaixa, imitando o então adversário, que considerava pouco energético em seus discursos –e também reticente a abraçar a herança eleitoral do clã. "Ele tem medo de usar o sobrenome. Conseguem acreditar nisso? Sou Jeb com um ponto de exclamação!"

Comissário de terras no Texas, o filho do ex-governador disse para a plateia texana que "muitos nesta sala" tinham mágoas pelas prévias. "É hora de deixar isso de lado."


Endereço da página:

Links no texto: