Folha de S. Paulo


Tempestade Earl causa deslizamentos e mata ao menos 38 no México

Ao menos 38 pessoas morreram após os deslizamentos de terra e as fortes chuvas causadas desde sábado (6) pela tempestade Earl no México, informaram autoridades mexicanas.

Desse número, pelo menos 35 seriam crianças e jovens, segundo os governos dos Estados de Puebla e Veracruz, no sudeste do país, os mais afetados.

Na cidade de Huauchinango, a 200 km da Cidade do México, foi registrado em 24 horas quase "a totalidade de chuvas esperada para um mês", afirmou o governo de Puebla. Ao menos 200 pessoas ficaram feridas no Estado.

Em Veracruz, o nível de vários rios subiu com as chuvas e dezenas de famílias tiveram de ser evacuadas. Dez pessoas morreram no Estado devido a deslizamentos de morros nos municípios de Coscomatepec, Tequila e Huayacocotla, na região serrana.

Eduardo Murillo-06.ago.2016/AFP
A home damaged by a landslide in Xalapa community, Veracruz, Mexico on August 6, 2016. Six people died in the eastern Mexican state of Veracruz after their homes were buried by landslides following heavy rains from Earl, which reached Mexican territory on Thursday as a tropical storm and Saturday was only a remnant low pressure. / AFP PHOTO / EDUARDO MURILLO ORG XMIT: AES025306
Casa fica danificada após deslizamento de terra em Xalapa; fortes chuvas foram trazidas pelo Earl

Depois de atingir a categoria de furacão, o Earl perdeu força ao chegar à costa de Belize. Entrou no México pelo Estado de Tabasco, no sul do país, na noite de quinta-feira (4), já como tempestade tropical.

A tempestade segue para as regiões montanhosas do centro do México. Autoridades alertam agora para a alta no nível dos rios, que sobrecarrega as barreiras e pode causar alagamentos.


Endereço da página: