Folha de S. Paulo


Papa Francisco cai durante missa em santuário na Polônia

28.jul.2016/Reuters
Pope Francis falls as he arrives at the Jasna Gora shrine in Czestochowa, Poland July 28, 2016. REUTERS/Stringer TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: SRE301
Papa Francisco cai em templo em Czestochowa, na Polônia, nesta quinta (28)

O papa Francisco, 79, caiu ao pisar em falso durante uma missa no santuário de Jasna Gora, em Czestochowa, na Polônia, nesta quinta-feira (28). A celebração reuniu dezenas de milhares de pessoas, segundo a agência de notícias Associated Press. Ele foi ajudado a se levantar pelos sacerdotes que o acompanhavam e não se machucou.

A missa celebrava os 1050 anos do catolicismo na Polônia, marcado pelo batismo do rei, que distanciou o país do cristianismo ortodoxo. O santuário fica a cerca de 100 quilômetros de Cracóvia.

O arcebispo de Czestochowa, Waclaw Depo, disse que Francisco fechou os olhos e errou um dos degraus da escada. "Ele está bem, nem mesmo reclamou de algo", disse ele. "A homilia mostrou que o papa tem força, e essa força ele deu ao povo." Segundo o novo porta-voz do Vaticano, o norte-americano Greg Burke, diferentemente do que apontava a programação inicial, o pontífice regressou a Cracóvia de helicóptero porque o "tempo melhorou".

Veja o vídeo

Durante a homilia, realizada em italiano e traduzida para o polonês, o pontífice citou dois santos locais: a Santa Faustina e o papa João Paulo 2º, morto em 2005 e canonizado nove anos depois. Ele também pediu que os poloneses permaneçam unidos frente a questões como migração, especialmente daqueles que não são cristãos.

Na viagem para a Polônia, o papa disse a repórteres que "o mundo está em guerra", numa referência aos recentes ataques como o que matou um padre na França, nesta terça (26). Ele destacou que não se trata de uma batalha religiosa, mas de dominação de povos e de interesses econômicos.

Esta não é a primeira vez que Francisco sofre uma queda. O papa já tropeçou em outras oportunidades e, em uma ocasião, ficou bravo devido aos empurrões de fiéis, o que provocou a perda de equilíbrio.

O pontífice está no país para participar da Jornada Mundial da Juventude, evento católico que ocorre a cada três anos. A última edição foi em 2013, no Rio de Janeiro.


Endereço da página:

Links no texto: