Folha de S. Paulo


NBA tira Jogo das Estrelas de Charlotte devido a lei contra transgêneros

A NBA (Associação Nacional de Basquete dos EUA) anunciou nesta quinta-feira (21) que retirará de Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, o Jogo das Estrelas da próxima temporada devido a uma lei contra os transgêneros.

O jogo estava acertado desde 2015. Em março deste ano, o Estado aprovou uma lei que ordena os transgêneros a usarem banheiros públicos de acordo com seu gênero de nascimento, não com o gênero atual.

Em nota, a liga afirmou que espera poder fazer o jogo em 2019, desde que as leis no Estado mudem. O novo local para a partida, programada para 19 de fevereiro de 2017, deverá ser anunciado nas próximas semanas.

O governador do Estado, o republicano Par McCrory, criticou a medida da NBA, dizendo que "os esportes e a elite do entretenimento interpretaram de forma errada nossas leis".

"Eles amaldiçoaram o povo da Carolina do Norte simplesmente porque a maioria das pessoas acredita que meninos e meninas deveriam usar os banheiros, vestiários e chuveiros sem a presença de ninguém do sexo oposto".

O cancelamento do evento era esperado nos últimos meses. A polêmica e a pressão provocada pela nova legislação levou a empresas e artistas a boicotarem e cancelarem atividades na Carolina do Norte.

Dentre eles, estão os músicos Bruce Springsteen, Ringo Starr e Bryan Adams, a banda Pearl Jam e a atriz Sharon Stone. As empresas Google, Disney e Apple ameaçaram tirar seus negócios do Estado se a lei não foi derrogada.


Endereço da página:

Links no texto: