Folha de S. Paulo


Trump rompe tradição e aparece em convenção para apresentar a mulher

Rompendo uma tradição das campanhas presidenciais americanas, o magnata Donald Trump subiu ao palco da convenção republicana nesta segunda (18), primeiro dia da convenção do Partido Republicano, para apresentar sua mulher, Melania.

A participação do empresário surpreendeu os delegados do partido —geralmente o candidato presidencial só costuma aparecer após ser confirmado oficialmente, o que ocorrerá no último dia da convenção, quinta (22).

Alex Wong/Getty Images/AFP
Melania Trump beija seu marido, Trump, após discursar no primeiro dia da Convenção Republicana
Melania Trump beija seu marido, Trump, após discursar no primeiro dia da Convenção Republicana

"Tenho o grande prazer de apresentar a próxima primeira-dama dos EUA", disse Trump, enquanto era ovacionado pelo público e recebia a mulher com um beijo, antes de deixar o palco.

Melania foi uma das principais atrações de um primeiro dia sem grandes nomes, depois do esvaziamento causado pela ausência de alguns nomes de peso do partido, como os dois ex-presidentes republicanos vivos, Bush pai e filho, que não endossaram Trump.

O empresário entrou no palco ao som de "We are the champions" (somos os campeões, do grupo Queen) e teve um raro momento de poucas palavras. Trump, que discursou por meia hora no sábado antes ao anunciar o vice de sua chapa presidencial, o governador de Indiana, Michael Pence, só precisou de um minuto para apresentar a mulher.

"Vamos ganhar, vamos ganhar grande", limitou-se a dizer, referindo-se à eleição presidencial de novembro, em que enfrentará a democrata Hillary Clinton.

Nascida na Eslovênia, Melania contou um pouco de sua infância sob um regime comunista, o início da carreira como modelo e a chegada a Nova York, onde conheceu Donald Trump. Num dos momentos mais aplaudidos do discurso, falou do processo em que se tornou cidadã dos EUA.

"O maior privilégio no planeta terra", afirmou.

A ex-modelo exaltou a lealdade do marido e sua capacidade de liderança. "Se vocês querem alguém para lutar por vocês e por seu país, eu posso garantir: ele é o cara", disse. "Ele nunca desistirá e certamente jamais decepcionará vocês".

Antes de Melania, um dos discursos mais intensos do primeiro dia da convenção republicana foi do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani. O tema do dia era "fazer a América segura novamente" e Giuliani não hesitou em recorrer ao discurso do medo, culpando o governo do presidente Barack Obama de deixar os EUA vulneráveis à ameaça do terrorismo islâmico.

"A vasta maioria dos americanos hoje não se sente segura", disse Giuliani, gesticulando muito. "Eles temem por seus filhos, eles temem por eles próprios".

A convenção republicana recomeça nesta terça às 17h30 locais (18h30 em Brasília) com foco na economia, sob o tema "faça a América trabalhar novamente".

Entre os discursos previstos estão os do presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, e de Dana White, presidente do UFC (Ultimate Fighting Championship). A família do magnata será representada por sua filha Tiffany Trump.


Endereço da página:

Links no texto: