Folha de S. Paulo


Desfalcada de políticos, Convenção Republicana tem 1º dia esvaziado

Willie Robertson sobe no palco e diz que tem três coisas em comum com Donald Trump: os dois são empresários de sucesso, estrelaram realities e têm "mulheres inteligentes muito mais bonitas do que nós".

O público brasileiro pode não conhecê-lo muito bem, mas nos EUA Robertson virou uma celebridade com "Duck Dinasty", programa que acompanha os negócios da família: Duck Commander, uma companhia especializada em equipamentos para caçar patos.

Carlo Allegri/Reuters
Willie Robertson, estrela do reality show
Willie Robertson, estrela do reality show "Ducy Dynasty", sobe ao palco da Convenção Republicana

Virou também um dos principais oradores do primeiro dia da convenção, que começou nesta segunda (18) desfalcada de caciques republicanos e com elenco criticado pela inexpressividade política.

Os dois últimos candidatos da legenda à Casa Branca, Mitt Romney e John McCain, não irão.

Únicos ex-presidentes republicanos vivos, Bush pai e filho também passarão o convite, assim como o ex-governador da Flórida Jeb Bush, que perdeu para Trump nas prévias partidárias.

Também derrotado na competição interna, John Kasich, o governador de Ohio, Estado que sedia a convenção, não dará as caras —embora esteja na área (foi escalado para evento paralelo na terça, 19).

Trump prometeu rechear o evento —o mais importante do calendário eleitoral da legenda— com atrações menos convencionais.

Entra aí uma miríade de celebridades B como Robertson, que alfinetou a mídia por subestimar o poder do "trem Trump". "Deve ser humilhante estar tão errado sobre tanta coisa por tanto tempo."

Trump não é unanimidade no clã: seu pai, Phil, fez campanha para o senador texano Ted Cruz, que chegou a considerá-lo um potencial embaixador da ONU.

O plano foi sepultado depois de Cruz abandonar a disputa interna para concorrer à Casa Branca pela legenda.

Scott Baio, 55, ex-astro adolescente famoso pela série "Happy Days", também falou a favor de Trump. "Ele é um messias? Não, é só um homem. Um homem que quer retribuir a seu país."

No campo político, um dos políticos mais expressivos a discursar foi o ex-governador do Texas Rick Perry, que já definiu o magnata como um "câncer do conservadorismo".

Enquanto falava, a delegação texana sacudia seu chapéu de caubói no ar (todos usavam um). Perry não citou Trump nominalmente, mas evocou seu slogan, "fazer a América incrível novamente".

Melania Trump, ex-modelo eslovena e mulher de Trump, será uma das últimas oradoras da noite.

"Mulher inteligente muito mais bonita do que Trump", como brincou Willie "Duck Dinasty" Robertson, ela raramente fala em público sobre o marido.


Endereço da página:

Links no texto: