Folha de S. Paulo


Trump apresenta o vice Mike Pence e diz que ele é um gerador de empregos

O provável candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou neste sábado o governador de Indiana, Mike Pence, como seu vice, descrevendo-o como alguém que gera empregos, sabe balancear o orçamento e que irá ajudar a unificar o partido.

"O governador de Indiana, Mike Pence, foi a minha primeira escolha, tenho admirado o trabalho que ele tem feito, especialmente no estado de Indiana", disse Trump em um evento na cidade de Nova York.

Em um discurso de 29 minutos, Trump falou longamente sobre sua rival, a democrata Hillary Clinton, e suas próprias propostas, antes de interromper a si mesmo dizendo "de volta a Mike Pence" e explicar o motivo de sua escolha.

/John Sommers II/Reuters
Republican presidential candidate Donald Trump (R) and Indiana Governor Mike Pence (L) wave to the crowd before addressing the crowd during a campaign stop at the Grand Park Events Center in Westfield, Indiana, U.S. on July 12, 2016. REUTERS/John Sommers II/File Photo ORG XMIT: TOR331
Donald Trump, e o governador de Indiana, Mike Pence, em comício no Estado

Já Pence fez um discurso preparado no qual destacou sua própria biografia e falou da eleição de Trump.

"Vamos nos unir como partido, como povo, como um movimento, para fazer a América grande de novo, e que esse dia comece quando Donald Trump se tornar o 45º presidente dos Estados Unidos da América", disse Pence.

A apresentação ocorreu a dois dias da Convenção Nacional Republicana em Cleveland, onde os delegados de todo o país se reunirão para nomear oficialmente Trump e Pence como candidatos do partido para a eleição 8 de novembro.

A decisão de Trump de selecionar Pence foi vista como um movimento para unificar o Partido Republicano, que permanece profundamente dividido devido à vitória nas primárias do magnata nova-iorquino do setor imobiliário.

PELO TWITTER

Trump confirmou a escolha do vice nesta sexta-feira (15) com um tuíte.

Veja o tweet

Evangélico, Pence pode ajudar com o voto religioso –um em cada quatro americanos tem a mesma fé, segundo o Centro de Pesquisa Pew.

Antes de governar Indiana, ele emendou seis mandatos (dois anos cada) como deputado, o que lhe dá algum trânsito em Washington, qualidade apreciada pelo magnata –o vice, nos EUA, também assume a presidência do Senado e é um dos articuladores da Casa Branca com o Congresso.

Trump pretendia divulgar o nome de Pence numa coletiva de imprensa na sexta, num hotel de luxo em Nova York, mas cancelou o plano por achar que não havia clima para tanto após o atentado em Nice.


Endereço da página:

Links no texto: