Folha de S. Paulo


Ministro francês diz que autor de atentado 'se radicalizou rapidamente'

O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, declarou neste sábado (16) que o autor do ataque em Nice, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, "parecia" ter se "radicalizado muito rapidamente", e falou de "um ataque de um novo tipo", que "mostra a extrema dificuldade do combate ao terrorismo".

O tunisino Mohamed Lahouaiej Bouhlel, que matou 84 pessoas ao lançar seu caminhão na quinta-feira à noite contra uma multidão reunida para o feriado de 14 de julho, "não era conhecido dos serviços de inteligência", reiterou Cazeneuve.

O ministro ressaltou que agora, "indivíduos sensíveis à mensagem do Estado Islâmico envolvem-se em ações extremamente violentas, sem necessariamente terem participado de combates, sem necessariamente terem sido treinados".

Mais cedo, o grupo Estado Islâmico disse que o homem tunisino era um "soldado" do grupo, na primeira reivindicação de responsabilidade pelo ataque.

A alegação –que circulou pelas redes sociais de uma agência de informações afiliada ao grupo– não citou nominalmente Bouhlel, que as autoridades dizem que estava ao volante do caminhão. Mas o comunicado disse que o autor do ataque estava respondendo ao chamado do EI para derrubar cidadãos de países que combatem o grupo.

A natureza e a extensão da relação de Bouhlel com o EI, no entanto, ainda não foi estabelecida. Também não está claro se ele agiu sozinho ou não.

VÍTIMAS

Cinco crianças ainda correm risco de vida, depois do atentado de quinta-feira. Elas estão internados em um hospital pediátrico em Nice, perto do Passeio dos Ingleses. Um menino de cinco anos não foi identificado até o momento.

Editoria de arte/Folhapress
Atentado em Nice - arte

Endereço da página:

Links no texto: