Folha de S. Paulo


Autor de atentado terrorista em Nice era homem 'solitário' e 'silencioso'

As forças de segurança da França inspecionaram nesta sexta (15) a suposta residência de Mohamed Bouhlel, terrorista que, na noite de quinta-feira (14), matou ao menos 84 pessoas em Nice. Ele dirigia o caminhão frigorífico que atropelou a multidão que assistia à festa de fogos de artifício na Promenade des Anglais em comemoração ao Dia da Bastilha. Bouhlel foi morto pela polícia.

Descrito por seus vizinhos como "solitário" e "silencioso", Bouhlel, 31, nascido em Sousse, na Tunísia, não parecia ser uma pessoa religiosa e frequentemente era visto de bermuda, conta Sébastien, um vizinho do edifício de quatro andares onde a inspeção foi realizada.

Separado e pai de três filhos, o terrorista não era conhecido pelas autoridades tunisianas por apoiar visões radicais do islamismo. Embora não se saiba quando ele residiu no país pela última vez, fontes afirmam que ele foi a sua cidade natal há quatro anos.

Já a ex-mulher de Bouhlel foi detida nesta sexta-feira pelos investigadores franceses, informou uma fonte policial. Os investigadores tentam estabelecer as motivações do tunisiano interrogando parentes, mas também tentam saber se ele contou com a ajuda de um cúmplice.

Uma família numerosa, que também vive no prédio inspecionado, afirmou que o jovem nunca os cumprimentava. No térreo, uma vizinha disse que não confiava nele porque "olhava com muita insistência para suas duas filhas".

A varredura, em um bairro popular do leste da cidade, foi feita por policiais de elite a partir das 9h30 locais (4h30 de Brasília) e também contou com a participação de membros da polícia técnica e científica.

Às 12h, as forças de ordem bloquearam a rua e vasculharam, com a ajuda de um cachorro, um pequeno caminhão que estava a 100 metros do edifício. Durante a operação foi ouvida uma pequena explosão, relatou a AFP.

Bouhlel, que fazia entregas na principal cidade da Riviera Francesa, já era conhecido pela polícia por outros crimes. Em março, foi condenado a seis meses de prisão por agressão, mas a pena foi suspensa. Ele não era monitorado pelos serviços de inteligência da França.

Editoria de arte/Folhapress
Atentado em Nice - arte

Endereço da página:

Links no texto: