Folha de S. Paulo


Presidente francês diz que 50 pessoas estão em estado grave após atentado

Cerca de 50 pessoas se encontram entre a vida e a morte após o atentado que deixou 84 mortos em Nice. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15) pelo presidente francês, François Hollande, em pronunciamento público sobre o ataque.

"Há cerca de 50 pessoas que estão em emergência absoluta, quer dizer, entre a vida e a morte. Entre essas vítimas, há franceses e muitos estrangeiros vindos de todos os continentes, e há crianças, muitas crianças", a declarou o chefe de Estado.

Hollande, chegou a Nice pela manhã para acompanhar as investigações sobre o caso.

Na quinta (14), após o ataque, ele prorrogou o estado de emergência no país por mais três meses. Além disso, foi decretado luto oficial de três dias.

"A França como um todo está sob ameaça do terrorismo islâmico. Nós temos que demonstrar absoluta vigilância e uma determinação inabalável", disse o mandatário.

O estado de emergência dá poderes extras de detenção para a polícia e amplia outras medidas de segurança no país.

INVESTIGAÇÃO

A polícia da França realizou na manhã desta sexta (15) uma operação de busca no apartamento do principal suspeito pelo ataque da noite de quinta (14).

Segundo o jornal "Nice Matin", o local não seria o domicílio atual do homem, mas o antigo apartamento que ele dividia com a mulher e os filhos, antes de sair após denúncias de violência conjugal.

O suspeito teria origem tunisiana, 31 anos e seria pai de três filhos, de acordo com a imprensa francesa. Ele exerceria a profissão de motorista e já teria cometido pequenos delitos, ainda que sua radicalização tenha passado desapercebida -seu nome não estava listado na chamada "ficha S", reservada aos indivíduos considerados como possíveis ameaças pelo governo francês.

Tais informações, no entanto, não foram confirmadas pelas autoridades. Foi encontrado dentro do caminhão uma identidade, mas ainda não se sabe se o documento foi plantado no veículo pelo verdadeiro terrorista.


Endereço da página:

Links no texto: