Folha de S. Paulo


Análise

Símbolos que viram alvos

Se os mortos e feridos de Nice foram de fato vítimas de um atentado terrorista, a mensagem explícita é clara: nada que tenha um aroma do modo de vida ocidental está a salvo dos fanáticos.

A Promenade des Anglais é, talvez, a mais emblemática via da Côte d'Azur, ela própria um símbolo de como vive e se diverte a "beautiful people" ocidental. De um lado, edifícios, em geral residenciais; do outro, o calçadão que margeia a praia de um Mediterrâneo absurdamente azul.

Se a esse local, já simbólico, se somar a festa do 14 de julho, a data nacional francesa, tem-se uma simbologia adicional ou uma provocação adicional aos fanáticos.

Se não é a Côte d'Azur, são outros pontos emblemáticos do modo de vida ocidental, seja o aeroporto Atatürk, em Istambul, ou o Zaventem, em Bruxelas.

Se não é a festa do 14 de julho, é a festa semanal de locais como o Bataclan, atingido há poucos meses.

Não convém, em todo o caso, esquecer que a guerra dos fanáticos não é apenas contra o Ocidente, mas contra muçulmanos tidos como infiéis, casos de Bangladesh e Bagdá, para citar apenas atentados recentes.

Aliás, é importante ressaltar que há mais vítimas muçulmanas do que de outras crenças, embora estas últimas provoquem mais ruído.

A quase totalidade dos analistas atribui os atentados destes últimos meses ao fato de que o Estado Islâmico está perdendo aceleradamente os territórios que ocupa na Síria e no Iraque, nos quais proclamou seu califado.

O território servia de propaganda e de fonte de atração para novos adeptos. À medida que encolhe, é preciso encontrar outras armas de propaganda —e Nice, o Bataclan, Atatürk e Zaventem são alvos de excelência, desgraçadamente.


Endereço da página:

Links no texto: