Folha de S. Paulo


Itália recupera 217 corpos de barco de migrantes que naufragou em 2015

Equipes de resgate da Itália recuperaram, nesta quinta (7), 217 corpos que ainda estavam nos restos de um barco que naufragou em abril de 2015 no Mediterrâneo. Na ocasião, mais de 500 pessoas morreram.

O naufrágio foi um dos piores desastres de que se tem notícia envolvendo migrantes e refugiados que tentavam chegar à Europa pelo mar. Em 2015, acredita-se que ao menos 3.770 pessoas tenham morrido tentando a travessia. No mesmo ano, mais de 1 milhão conseguiram chegar ao continente, muitos fugindo da pobreza e de conflitos no Oriente Médio e na África.

AFP
Foto divulgada pela Marinha italiana mostra barco que naufragou no Mediterrâneo em abril de 2015
Foto divulgada pela Marinha italiana mostra barco que naufragou no Mediterrâneo em abril de 2015

Os destroços do barco, um navio pesqueiro que afundou a cerca de 135 km da costa da Líbia, de onde havia partido, foram levados à Sicília na semana passada.

A princípio, acreditava-se que ao menos 700 pessoas haviam morrido no desastre, em contagem feita a partir de testemunhos de sobreviventes. Além dos 217 corpos recuperados dos destroços, outros 169 já haviam sido encontrados nas proximidades do local do naufrágio. No entanto, a estimativa foi mais tarde reduzida para 500 mortos.

Exames de autópsia já foram realizados em 52 corpos.

De acordo com a ONU, mais de 2.896 pessoas já morreram neste ano no Mediterrâneo tentando chegar à Europa.


Endereço da página:

Links no texto: