Folha de S. Paulo


Ataque a bomba em Cabul deixa ao menos 27 mortos e 40 feridos

Um atentado com homens-bomba do grupo radical Taleban em dois ônibus de cadetes recém-formados deixou ao menos 27 mortos e 40 feridos na região oeste da cidade de Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira (30), segundo uma fonte oficial do Ministério do Interior.

Os ônibus verdes, pertencentes à polícia, foram atacados e parcialmente destruídos quando se aproximavam a capital vindo da província vizinha de Wardak.

Em pronunciamento, o Taleban afirmou que 150 policiais foram mortos e dezenas deles ficaram feridos.

Segundo o porta-voz do Taleban Zabihullah Mujahid o primeiro ataque aconteceu em um ônibus que levava cadetes e instrutores de polícia. Enquanto as unidades de resgate se aproximavam do local, um carro com um segundo homem-bomba colidiu com os veículos de emergência, causando mais mortes.

Uma missão da Otan no país e o presidente Ashraf Ghani condenaram o ataque, que aconteceu durante o período do Ramadã.

"Enquanto muçulmanos estão ocupados rezando neste mês sagrado do Ramadã, o Taleban continua cometendo crimes repreensíveis, matando inocentes e espalhando medo e terror", disse em comunicado Ghani, que classificou o ataque como um "crime contra a humanidade".

O presidente também ordenou um inquérito para determinar como o Taleban conseguiu montar uma operação aparentemente bem planejada, apesar das promessas de uma segurança mais rigorosa em Cabul após ataques recentes.

O ataque aponta para a ameaça à segurança no Afeganistão uma semana antes de um encontro da Otan em Varsóvia, onde líderes devem discutir se mantêm o apoio ao governo de Cabul 15 anos após a retirara do Taleban do poder.

ATAQUES RECENTES

Sob o comando do novo líder Mullah Haibatullah Akhundzada, os talebans deixaram claro que continuarão a fazer ataques ao governo apoiado pelo Ocidente e manterão sua demanda pela saída das forças internacionais do país.

O atentado acontece 10 dias após a morte de outras 14 pessoas em um ônibus que levava guardas da segurança do Nepal trabalhando para a embaixada canadense em Cabul.

Em maio, o principal líder do grupo radical Taleban, o mulá Akhtar Mansour, foi morto em um ataque com drones dos Estados Unidos no sudoeste do Paquistão, em uma região próxima à fronteira com o Afeganistão.

Em abril, 64 pessoas morreram em um ataque a uma instalação de serviços de segurança também em Cabul, o bombardeio mais mortal desde 2011 na região.


Endereço da página:

Links no texto: