Folha de S. Paulo


Enchentes na Virgínia Ocidental deixam pelo menos 23 mortos

Enchentes na Virgínia Ocidental mataram pelo menos 23 pessoas e deixaram ilhadas muitas outras que tiveram que ser resgatadas dos telhados e da água com forte correnteza, informaram nesta sexta-feira (24) autoridades estaduais.

"O dano é extenso e devastador. Nosso objetivo segue sendo a busca e o resgate" de pessoas afetadas, declarou o governador Earl Ray Tromblin em entrevista depois da inundação, causada após um dia de fortes chuvas.

"Tinha planejado voar ao redor das áreas afetadas hoje mesmo, mas não foi possível devido ao fato de todas as aeronaves do estado estarem sendo utilizadas para os resgates", disse.

Tomlin havia anunciado um balanço de 14 mortos, mas Jessica Tice, da Agência de Segurança Interna e Gestão de Emergências do estado, informou à AFP que o número chegou a 23 mortos.

Entre os mortos está um menino de oito anos de idade que foi arrastado pela água enquanto caminhava ao longo da margem de um riacho com sua mãe e sua irmã, noticiou a emissora WSAZ.

Ao menos seis condados sofreram graves danos estruturais e cerca de 66 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, afirmou o governador.

Aproximadamente 200 membros da Guarda Nacional foram deslocados para oito condados para ajudar os socorristas locais e foram abertos 17 abrigos para aqueles cujas casas foram danificadas ou destruídas.

Cerca de 500 pessoas ficaram sem ter para onde ir durante a noite em um centro comercial em Elkview, Charleston, próximo da capital, depois que uma ponte que leva à estrada principal foi arrastada pela correnteza, informou a "ABC News".


Endereço da página:

Links no texto: