Folha de S. Paulo


Presidente da Comissão Europeia quer negociar logo com Reino Unido

O presidente da Comissão Europeia –órgão executivo da União Europeia–, Jean-Claude Juncker, disse nesta sexta-feira (24) que quer começar a negociar a saída do Reino Unido da União Europeia. Para ele, não há razão para esperar até outubro, quando o primeiro-ministro britânico, David Cameron, deixará o cargo.

"Os britânicos decidiram ontem que querem deixar a União Europeia, então não faz sentido algum esperar até outubro para tentar negociar os termos da saída deles", disse Juncker em entrevista à emissora de TV alemã ARD. "Gostaria de começar imediatamente."

Juncker disse que a UE buscará uma "abordagem razoável" nas negociações da separação. "Não é um divórcio amigável, mas de todo modo não era um caso de amor muito próximo", afirmou.

Ele já havia afirmado, durante a semana, que os britânicos não poderiam esperar boa vontade de Bruxelas caso optassem pela saída.

O presidente do Parlamento Europeu (PE), o socialista alemão Martin Schulz, defendeu que o Reino Unido pague um "preço alto" por sua decisão, como maneira de desencorajar consultas similares em outros países.

Se o referendo for aprovado pelo Parlamento britânico –um veto pelos legisladores é considerado suicídio político–, o Reino Unido precisa expressar seu desejo de deixar a UE em uma carta formal enviada aos outros 27 membros do bloco. Depois, o Conselho Europeu solicita à Comissão Europeia que negocie o acordo, em um processo que pode levar até dois anos.

União Europeia e Reino Unido


Endereço da página:

Links no texto: