Folha de S. Paulo


Veja quem apoia e quem é contra a permanência britânica na UE

Às vésperas do plebiscito sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, diversas celebridades, escritores e cientistas britânicos já anunciaram publicamente qual será o seu voto nesta quinta-feira (23).

O lado mais estrelado é, sem sombra de dúvidas, o que defende a continuidade britânica no bloco europeu. Nele, estão atores como Benedict Cumberbatch e Keira Knightley, o jogador David Beckham e a criadora da saga Harry Potter, J. K. Rowling.

Entre os que defendem o 'Brexit' (saída do Reino Unido), estão os atores Michael Caine e John Cleese, integrante do Monty Python, o dramaturgo Julian Fellowes, criador da série Downton Abbey, e o cantor Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden.

Nesta quinta (23), os britânicos irão às urnas para responder à pergunta: "O Reino Unido deve continuar a ser um membro da União Europeia ou deixar a União Europeia?"

Poderão votar cidadãos britânicos acima de 18 anos e cidadãos dos 53 países da Comunidade Britânica e da Irlanda que vivam no Reino Unido.

O resultado do plebiscito não é vinculante, ou seja, se o voto na saída prevalecer, os parlamentares farão uma lei para que o país deixe o bloco e a votarão.

O Parlamento pode derrubar a decisão do plebiscito, ainda que politicamente seja pouco provável. Se endossar as urnas, começará uma negociação com a UE que pode levar até dois anos e deve ocorrer em várias fases.


Endereço da página:

Links no texto: