Folha de S. Paulo


Marcos Caramuru é escolhido como novo embaixador do Brasil em Pequim

O novo embaixador do Brasil na China deverá ser o diplomata Marcos Caramuru de Paiva, que já atuou como cônsul-geral do Brasil em Xangai.

Caramuru deve substituir o embaixador Roberto Jaguaribe, que deixou o posto brasileiro em Pequim para ser nomeado como chefe da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), indicado pelo novo chanceler brasileiro, José Serra.

Nesta sexta-feira (10), Serra falou sobre mudanças que pretende fazer na Apex e na Camex (Câmara de Comércio Exterior).

"A nova Camex irá cuidar de tudo relacionado a comércio exterior: como abater custos trabalhistas das exportações, investimento em infraestrutura para aumentar a competitividade", disse Serra. A Apex irá se concentrar em promoção e atração de investimentos.

Caramuru foi colunista da Folha até o início do ano passado e é uma referência nos assuntos de China.

Além do posto em Xangai, o diplomata já atuou como embaixador na Malásia, secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda e diretor-executivo do Banco Mundial, em Washington.

Indicações de embaixadores para postos no exterior precisam ser aprovadas pelo Senado Federal brasileiro e pelo país onde o diplomata pretende servir.

Pedro Ladeira - 25.mai.2016/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 25-05-2016, 18h00: Os ministros Raul Jungmann (Defesa), Jose Serra (MRE), o secretário da Receita Jorge Rachid, o Diretor Geral da Polícia Federal (PF) Leandro Daiello e o diretor geral da ABIN Wilson Roberto Trezza, durante coletiva de imprensa após reunião com o presidente interino Michel Temer para tratar sobre segurança nas fronteiras. No palácio do planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O ministro Jose Serra durante coletiva após reunião com o presidente interino Michel Temer

Endereço da página:

Links no texto: