Folha de S. Paulo


Trump é chamado de 'sábio' pela imprensa da Coreia do Norte

A imprensa da Coreia do Norte apoiou o virtual candidato republicano à presidência americana, Donald Trump, descrito por um veículo estatal como "um candidato presidencial prudente" que pode libertar norte-americanos que vivem diariamente com medo de um ataque nuclear.

Uma coluna divulgada nesta terça-feira (31) pelo DPRK Today, um dos veículos do recluso país, descreveu Trump como um "político sábio" e a escolha certa para eleitores norte-americanos na eleição presidencial dos EUA, em 8 de novembro.

A coluna, atribuída a um "acadêmico baseado na China", descreveu sua mais provável oponente, a democrata Hillary Clinton, como "Hillary cabeça-dura" pela proposta de aplicar o modelo de sanções, como no Irã, para resolver a questão de proliferação de armas nucleares na península coreana.

Trump, ao contrário, disse à Reuters que está preparado para conversar com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, para tentar parar o programa nuclear de Pyongyang, e que a China também deve ajudar a solucionar o problema.

Eduardo Munoz Alvarez/AFP
TOPSHOT - Republican presidential candidate Donald Trump waves to the crowd at a fundraising event in Lawrenceville, New Jersey on May 19, 2016. / AFP PHOTO / EDUARDO MUNOZ ALVAREZ ORG XMIT: EMZAFP623
Republicano Donald Trump durante ato de campanha em Nova Jersey, no mês passado

A Coreia do Norte está sob sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) por seus recentes testes nucleares. A Coreia do Sul e os Estados Unidos dizem que pedidos de diálogo não têm sentido até que o país tome passos para acabar com suas ambições nucleares.

O DPRK Today também disse que a sugestão de Trump para que os EUA retirem suas tropas da Coreia do Sul até que Seul pague pelo apoio militar é o caminho para alcançar a unificação coreana.

O veículo é um dos muitos sites administrados pela isolada Coreia do Norte, embora sue conteúdo não seja sempre manipulado pela principal mídia estatal.


Endereço da página:

Links no texto: