Folha de S. Paulo


Conservador Ali Larijani é reeleito presidente do Parlamento iraniano

O conservador moderado Ali Larijani foi reeleito presidente do Parlamento iraniano neste domingo (29), apesar da vitória dos reformistas e moderados, aliados do presidente Hassan Rohani, nas eleições legislativas de fevereiro.

Vários deputados do campo reformista votaram contra Mohamad Reza Aref, líder de seu próprio partido, a Lista da Esperança. Aref perdeu por 103 votos contra 173.

As eleições de fevereiro eram consideradas um referendo sobre o acordo nuclear com as principais potências em julho de 2015 e o levantamento de grande parte das sanções internacionais contra Teerã.

Atta Kenare/AFP
Ali Larijani, presidente reeleito do Parlamento iraniano, discursa após resultado em Teerã
Ali Larijani, presidente reeleito do Parlamento iraniano, discursa após resultado em Teerã

Durante as legislativas, o apoio de Larijani a este acordo o manteve a salvo do violento debate que levou os opositores do pacto a perder seus assentos.

Os reformistas conseguiram então 133 assentos dos 290 do Parlamento, acima dos 125 assentos dos conservadores. Não alcançaram, no entanto, a maioria (146).

O resto dos assentos estão nas mãos dos independentes e dos representantes religiosos, que provavelmente apoiarão o presidente moderado Hassan Rohani para que possa aprovar uma reforma legislativa que foi evitada pelo Parlamento outrora conservador.

Vários responsáveis de grupos reformistas decidiram romper a disciplina de voto de seu partido para apoiar Larijani.

"Larijani pode dirigir melhor o Parlamento que Aref", disse Shargh Gholam Hossein Karbaschi, líder de um dos grupos reformistas, o Partido da Construção.


Endereço da página: