Folha de S. Paulo


Irã respeita acordo nuclear assinado em 2015, afirma agência da ONU

O Irã está cumprindo os compromissos firmados no acordo nuclear fechado em 2015, afirmou um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgado nesta sexta-feira (27).

A constatação vem no segundo relatório elaborado desde a negociação entre Teerã e as grandes potências.

O aval da AIEA permite continuar com a aplicação do acordo, que garante o caráter civil do programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções contra o Irã.

A agência certifica que o Irã não "enriqueceu urânio" em níveis superiores aos autorizados pelo acordo e que respeita as cláusulas relacionadas ao reator de água pesada de Arak —referência a duas substâncias que podem ser usadas na produção da bomba atômica.

Em seu relatório de fevereiro, a agência afirmou que o Irã tinha ultrapassado ligeiramente a reserva acordada de água pesada, mas que havia rapidamente voltado ao nível combinado.

A divulgação do relatório ocorre no diz em que o presidente americano, Barack Obama, fez uma histórica visita à cidade japonesa de Hiroshima e defendeu que o mundo deve perseguir o fim das armas nucleares.

"Pode ser que não consigamos eliminar a capacidade humana de provocar o mal. Então, as nações e alianças que formamos devem ter instrumentos para se defender. Mas, entre as nações, como a minha, que têm um estoque de armas nucleares, é preciso ter coragem para escapar da lógica do medo e perseguir um mundo sem elas", disse Obama nesta sexta (27).


Endereço da página:

Links no texto: